Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento

Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

Menu

Perguntas Frequentes Tecnologia

1 - O QUE É PBQP-H?

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, a longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.

2 - O QUE É PSQ ?

Os Programas Setoriais da Qualidade, por meio de entidades setoriais nacionais de fabricantes de produtos para a construção civil desenvolvem ações que visam ao desenvolvimento tecnológico do setor, e ao combate à produção em não-conformidade com as Normas Técnicas pertinentes, observadas as diretrizes do PBQP-H.

Essas ações visam gerar um ambiente de isonomia competitiva na conformidade técnica, possibilitando a formação de ambiente para a evolução tecnológica, aumento dos padrões de produtividade e redução de custos.

3 - QUAIS SÃO OS PSQ´s COORDENADOS PELO SINAPROCIM?

O SINAPROCIM é entidade mantenedora dos Programas Setoriais da Qualidade de Argamassas Colantes e Blocos de Concreto e Peças de Concreto para Pavimentação. Para o setor de Lajes Pré-Fabricadas a entidade mantenedora é a ABILAJE e o SINAPROCIM atua como entidade gestora técnica.

4 - COMO PARTICIPAR DO PSQ ?

A empresa deve formalizar por e-mail (tecnologia@sinaprocim.org.br ) o interesse em ingressar no Programa.

A partir do recebimento do e-mail, a empresa receberá em até 5 dias úteis todas as informações pertinentes à sua participação, que envolvem: obrigações com o PSQ, cumprimento das regras de qualificação, valores de adesão e contribuição mensal ao programa, entre outras.

5 - O QUE É NORMA?

Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos.

Elas podem estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, símbolos, marcação ou etiquetagem, embalagem, definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio.

6 - ONDE SE APLICAM AS NORMAS?

As normas técnicas são aplicáveis a produtos, serviços, processos, sistemas de gestão, pessoal, enfim, nos mais diversos campos.

Usualmente é o cliente que estabelece a norma técnica que será seguida no fornecimento do bem ou serviço que pretende adquirir.

Isto pode ser feito explicitamente, quando o cliente define claramente a norma aplicável, ou simplesmente espera que as normas em vigor no mercado onde atua sejam seguidas.

7 - COMO COMPRAR UMA NORMA?

A ABNT disponibiliza no seu site uma ferramenta de comércio eletrônico que permite a compra da norma desejada. O comprador pode optar por receber cópias em papel via remessa postal ou em arquivo eletrônico. (link).

Além dessa moderna ferramenta, as normas em papel podem ser adquiridas na sede da ABNT e escritórios regionais tanto pessoalmente, como por telefone, fax ou e-mail.

Empresas associadas ao Sinaprocim/Sinprocim possuem 20% de desconto na aquisição de normas técnicas para tanto entre em contato o departamento técnico (tecnologia@sinaprocim.org.br) das entidades, informando o número da norma.