Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento

Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

Menu

Informativo Online -

www.sinaprocim.org.br sexta-feira, 09 de abril de 2021
ConstruBusiness NEWS
Titulo do EMKT

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2021/2022

CATEGORIA ECONÔMICA – INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE CIMENTO


Prezados

Após exaustivas reuniões referente a convenção coletiva de trabalho 2021/2022, em que os sindicatos profissionais insistiam em pleitos que estavam além da realidade econômica das indústrias de produtos de cimento, em razão da pandemia que assolou a economia do País, informamos que as negociações coletivas foram encerradas, resultando no reajuste de 6,5% (seis vírgula cinco por cento) para salários limitados até R$ 5.000,00 e piso salariais com arredondamentos, respeitando até 7%.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de março de 2019 à fevereiro de 2020 foi de 3,92% (três virgula noventa e dois por cento), com isso, o reajuste salarial de 2% em 2020 foi abaixo da inflação nacional, razão pela qual pleitearam pelo menos 10% (dez por cento) de reajuste para 2021, somando a perda de 2020 com a inflação atual de 6,92%.

Entretanto, considerando as grandes dificuldades enfrentadas, como aumento do ICMS, majoração dos insumos e diminuição da margem, conseguimos reduzir a pretensão das entidades profissionais e equacionar o reajuste econômico dentro da realidade dos setores.

Dentro desse contexto, o SINPROCIM acredita que foi positiva a negociação, já que a convenção coletiva de trabalho estabelece o patamar mínimo, cabendo a cada empresa analisar de forma individual a elevação salarial.

Outro ponto de interesse patronal, o qual foi inserido na norma coletiva, diz respeito as medidas trabalhistas para enfrentamento ao covid.19, institutos a disposição do setor como: flexibilização de requisitos e prazos para o teletrabalho, banco de horas, antecipação de férias sem pagamento imediato do terço constitucional e prazo, não adesão do setor na antecipação de feriados pelo caráter essencial da atividade, compensação dos dias não trabalhados em até 18 meses entre outros e segurança às empresas quanto a lei geral de proteção de dados.

Em linhas gerais, a norma coletiva negociada com mais de 40 entidades profissionais equacionou a possibilidade econômica com os principais pleitos dos trabalhadores, sem atender a necessidade do limitador para reajuste em salários superiores a R$ 5.000,00.

A íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2021 estará a disposição das indústrias ASSOCIADOS e filiados contribuintes (quites com suas obrigações patronais) nos próximos dias, devendo ser solicitada no e-mail secretaria@sinaprocim.org.br

CLIQUE AQUI E VEJA A SÍNTESE OFICIAL DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2021/2022

 

Telefone
ConstruBusiness NEWS

Para garantir que nossos informativos cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail online@sinaprocim.com.br ao seu catálogo de endereços. O Sinaprocim/Sinprocim respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos e-mails, envie um e-mail para online@sinaprocim.com.br.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.