Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento

Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo

Menu

Informativo Online -

Sinaprocim/Sinprocim Participam da Reunião da COMAT/CBIC em Brasília


 

SINAPROCIM/SINPROCIM PARTICIPAM DA REUNIÃO DA COMAT/CBIC EM BRASÍLIA


Programas Setoriais da Qualidade e Norma de Desempenho
são pauta das construtoras

 

A reunião da Comat (Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade) da CBIC, realizada nesta quinta-feira (21/09), na sede da Ademi-DF, contou com as presenças de gerentes dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) e da coordenadora Geral do PBQP-H, Maria Salette de Carvalho Weber, além da presença dos dirigentes dos Sinduscons Estaduais e membros da comissão.

O engenheiro Anderson Augusto de Oliveira gerente de tecnologia das entidades e dos PSQs de Argamassas Colantes e Blocos de Concreto apresentou as ações desenvolvidas nos programas e reforçou junto aos dirigentes presentes (representantes de Sinduscons estaduais) a importância da aquisição pelas construtoras de materiais qualificados pelos PSQs.

Convidou os membros da Comat para integrar o grupo de estudo desenvolvido em parceria com a ABCP e BlocoBrasil que visa desenvolver melhorias do desempenho do sistema de vedação vertical com blocos de concreto e argamassas industrializadas. Os interessados podem fazer contato pelo email: tecnologia@sinaprocim.org.br.

O Eng. Anderson Oliveira, também se disponibilizou a visitar os sinduscons de todo o Brasil para fazer uma apresentação mais detalhada sobre os PSQs.

O engenheiro Luiz Antonio Martins Filho fez uma apresentação sobre o PSQ de “Componentes para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall”

 

Outras apresentações

O engenheiro Lydio Bandeira, consultor do Sinduscon-Rio, apresentou uma proposta de Plano de Controle Tecnológico para as construtoras, que vem sendo desenvolvido pelo sindicato para melhoria dos processos, após a revisão SiAC-PBQP-H em conformidade com a Norma de Desempenho. Reforçou que a empresa construtora está dispensada da realização de ensaios, quando adquirir produtos conformes de empresas qualificadas nos PSQs.

Os palestrantes Marcos Galindo (Sinduscon-BA) e Marcos Velettri (Secovi-SP) apresentaram os requisitos para contratação e recebimento de projetos em conformidade com os requisitos da Norma de Desempenho.

Foi apresentado um caso prático da Apex Engenharia pelos seus representantes Eduardo Aroeira (diretor) e Keiliane Alexandre (coordenadora da Qualidade) de implementação dos documentos referentes à especificação de Desempenho do Ministério das Cidades, baseados na nova versão do SiAC –PBQP-H em obras de edificações.

Finalizando as apresentações o professor Orestes Gonçalves, da Poli-USP, palestrou sobre as Fichas de Avaliação de Desempenho – FAD’s, apresentando sugestões de como os sindicatos/associações e/ou grupos de empresas podem desencadear o desenvolvimento das mesmas para maior utilização das fichas para os sistemas convencionais.

A coordenadora do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat  (PBQP-H), Salette Weber, cumprimentou a Comat/CBIC pela iniciativa e reforçou a importância de dar continuidade aos trabalhos que foram iniciados pelo desenvolvimento dos documentos de especificação de desempenho do Ministério das Cidades, disponíveis no site: http://app.cidades.gov.br/catalogo/

Nosso departamento de tecnologia está à disposição para eventuais esclarecimentos pelo email tecnologia@sinaprocim.org.br

 


|

29.09.17

ID: 092917

SINAPROCIM / SINPROCIM
(11) 3149.4040 FAX: (11) 3149.4049 Av. Paulista, 1313 10º andar - Cj. 1070 01311-923 - São Paulo/SP
Para garantir que nossos informativos cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail online@sinaprocim.com.br ao seu catálogo de endereços. O Sinaprocim/Sinprocim respeita a sua privacidade e& é contra o spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos e-mails, Cancele sua inscrição aqui.